Após o estudo sobre células, os alunos dos 6ºs anos do Ateneu Barão de Mauá, sob orientação dos professores Maria Regina Suavinha e Felipe Zampieri, confeccionaram maquetes e fizeram células comestíveis, utilizando os materiais disponíveis em casa.
Alunos dos sextos anos constroem paródias
A paródia é uma obra que imita outra, geralmente com intenção humorística ou satírica. Partindo desse pressuposto, os alunos dos sextos anos foram desafiados pela professora Andréia Conti a pesquisar obras de arte, personalidades, personagens de gêneros diversos e parodiá-las.
A atividade intitulada "Ateneu Barão de Mauá adverte: parodiar faz bem à saúde" teve como objetivo, proporcionar a compreensão acerca dos diálogos estabelecidos nas ações discursivas.
Para que a proposta fosse realizada com sucesso, os alunos seguiram algumas orientações. Imagem parodiando a obra escolhida, utilização da criatividade na construção do cenário e o envolvimento da família, foram alguns requisitos.
Segundo a professora Andréia Conti, foi significativo acompanhar todo o processo para o desenvolvimento da atividade, desde as pesquisas realizadas, as escolhas feitas, a composição do cenário, do figurino, a participação dos pais e, principalmente, dos alunos.
“Num momento tão delicado na vida de todos, foi muito especial sentir a empolgação de todos os envolvidos e perceber que o aprendizado não está dissociado da diversão”, afirma.
Para Fabiana Buzo, mãe dos alunos Lucas Buzo e Pedro Buzo, do 6º ano C, a iniciativa foi eficaz e ainda trouxe integração entre família e escola.
“Gostaria de agradecer à professora de Redação do Ateneu Barão de Mauá, Andréia Conti, referente ao trabalho realizado com os alunos. Foi gratificante, envolveu todos da nossa casa tornando o trabalho dinâmico e divertido. Essa parceria escola e família nós sempre apoiamos aqui em casa. E esse ano de 2020 esse laço se fez mais forte. Enfim, muito obrigada professora Andréia por abordar temas dessa forma tão dinâmica, que faz toda diferença no processo ensino-aprendizagem”, disse.
Os alunos do Ensino Fundamental II do Ateneu Barão de Mauá elaboraram uma pesquisa exploratória sobre os patrimônios materiais e imateriais de Ribeirão Preto, contextualizando a importância histórica, social, cultural e artística da cidade. O trabalho foi realizado durante as aulas de Arte e homenageou os 165 anos da cidade, comemorado no dia 19 de junho.
A professora de Artes Fabiana Alonso lançou mais um desafio para os alunos dos 6ºs aos 9ºs anos do Ateneu Barão de Mauá. Desta vez, a proposta foi construir avatares que representassem a escola.