Quatro alunos do Ensino Fundamental II do Ateneu passaram para a segunda fase da edição deste ano da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), que acontece no dia 8 de outubro. Entre os 900 mil estudantes que disputam essa etapa estão: Enzo de Moura Grau, do 6º ano, Heitor Bianco Delmonico Rodrigues, do 7º ano, Eros Claus Manfrim da Silveira, do 8º ano, e Caio Cesar Benati Lança, do 9º ano.
Hogwarts School
Entre varinhas, corujas e capas os alunos do oitavo ano do Ateneu Barão de Mauá realizaram uma imersão em Hogwarts School, a escola de magia e principal cenário da saga Harry Potter. O evento aconteceu na primeira semana de setembro e o objetivo foi estimular a roda de conversa sobre o livro Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban, da escritora e roteirista britânica J. K. Rowling.
A atividade encerrou o trabalho de literatura realizado durante o terceiro bimestre pela professora Daniela Longo.
Ela comenta que no oitavo ano, os alunos entram nos últimos cinco anos que antecedem o vestibular e as indicações literárias passam a ser mais robustas despedindo-se assim da literatura infanto-juvenil.
Segundo Daniela, os alunos demonstram interesse em conhecer outros livros da série e algumas famílias compraram o box da saga. “Mãe, pai, irmãos todos se envolveram. Ter esse retorno literário foi algo muito positivo e gratificante.”
Ela também explica que trazer o terceiro livro da saga, quando Harry Potter tem a mesma idade dos estudantes, é trazer leveza e empatia. “As rupturas familiares e sociais que o bruxinho enfrenta são comuns à idade. Os jovens reconhecem isso e ficam à vontade, consequentemente, o engajamento é maior”, conclui.
Em meio a tantas incertezas causadas pela crise do novo coronavírus, a professora de espanhol do Ateneu Barão de Mauá Gisele Colla resolveu proporcionar uma atividade diferente para os alunos do 7º ano. Ela pediu para que eles descrevessem suas rotinas durante o isolamento social e elaborassem um roteiro de viagem para a América do Sul.